spacer
  Domingo, 27 Maio 2018
Home
Associados
Organização
Intervenções
Actividades
Eventos
Publicações
Estatísticas
Próximos Eventos
Sex, 01 Junho 2018
Seminario, Reunioes Estatutarias e Reuniao Sustainability Board - CEEP Europa
-
Sáb, 02 Junho 2018
Visitas Culturais em Plovdiv e Starosel
-
Calendário Eventos
Maio 2018
S T Q Q S S D
301 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3

Avenida Júlio Dinis,
número 9/11 - 1º andar 
1050-130 Lisboa

Telf.: 351 217237074
geral@ceep-portugal.pt

 
 

Colóquio "Estratégia de Lisboa para o crescimento e o emprego"

Acção APOCEEP, 12 de Julho de 2005


Realizou-se no dia 12 de Julho, nas instalações da Culturgest, um Colóquio dedicado ao tema da Estratégia de Lisboa que contou com a participação de cerca de 60 pessoas. Esta acção da APOCEEP destinava-se prioritariamente aos associados que pretendíamos sensibilizar para virem a dar contribuições para o Programa Nacional que será apresentado à Comissão Europeia em Outubro próximo. No entanto, além da participação dos nossos associados, verificou-se uma larga presença de serviços públicos e de representantes do meio Universitário (estiveram presentes seis Universidades).

A sessão da manhã foi aberta por intervenções da Presidente da APOCEEP, do Professor Carlos Zorrinho, como Coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa, e do Secretário de Estado Adjunto da Indústria e da Inovação. O professor Zorrinho descreveu a forma como está a preparar o Gabinete que lhe foi confiado para recolher e coordenar a informação que irá constituir o Programa Nacional. Da intervenção do Secretário de Estado Adjunto deve-se destacar o enunciado de medidas que o Governo já criou ou tem em preparação ligadas à Estratégia de Lisboa. Entre elas devem-se citar as seguintes: o INOV Jovem, abrangendo 1.000 jovens licenciados a colocar nas PME, o INOV Contacto destinado a apoiar 500 jovens no contacto com experiências internacionais, os incentivos fiscais à I&D, os Projectos de Interesse Nacional para os quais se garante resposta em 30 dias e o relançamento do PRIME. Está previsto também o estímulo à criação de “clusters”, nomeadamente na área da energia eólica.

Uma vez que o documento de orientação da Comissão Europeia aponta para três vectores no que respeita à organização dos Programas Nacionais, foi em redor desta concepção que se organizou o Colóquio. Assim, em primeiro lugar, o Dr. Manuel Ribeiro da Costa, como Director de Estudos e Planeamento do Ministério das Finanças, fez uma intervenção de enquadramento sobre as Orientações Macroeconómicas, em que referiu os objectivos de reequilíbrio orçamental. Seguiu-se um Painel coordenado pelo Jornalista Nicolau Santos do Expresso dedicado às Reformas Microeconómicas, no qual intervieram a Professora Maria José Mesquita da nossa associada Parpública, tratando o tema da contribuição do mercado Interno para a Estratégia de Lisboa; o Professor Manuel Mira Godinho do ISEG ocupou-se de Inovação e Políticas Públicas, como tema central da Estratégia de Lisboa; a Drª. Lídia Sequeira, como Presidente do Conselho de Administração do Porto de Sines (também nosso associado) fez uma excelente apresentação da estratégia desenhada para o Porto e das prioridades em termos de infra-estruturas.

Após o almoço, a Jornalista Helena Garrido do Diário Económico Coordenou o Painel sobre Políticas de Emprego no qual intervieram a Drª Maria Cândida Soares, Directora Geral do Emprego, que falou dos problemas dos jovens e dos idosos na adaptação ao trabalho e da Formação ao Longo da Vida; o Professor Francisco Madelino, Presidente do Instituto de Emprego e Formação Profissional, que tratou os temas da Política de Formação Profissional; o Professor Carlos Zorrinho que se referiu aos problemas de deslocalização de empresas no contexto da globalização e tratou o tema das assimetrias regionais.

O Colóquio foi encerado pelo Senhor Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Dr. Fernando de Oliveira Neves.
spacer
 
spacer